IFR - Voo por Instrumentos

É o curso que permite ao piloto a orientar-se somente pelos instrumentos a bordo da aeronave, sem a necessidade da utilização de referências visuais no solo.. O voo sobre regras de voo por instrumentos, é utilizado constantemente em condições meteorológicas adversas, sendo assim primordial para quem planeja seguir carreira profissional na aviação executiva ou comercial. A habilitação de voo por instrumentos, pode ser adquirida tanto no curso de Piloto Privado quanto de Piloto Comercial. Requisitos para obtenção de habilitação IFR:

-18 anos de idade;

-2º grau completo;

-CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos) de Piloto Privado ou Piloto Comercial;

-30hrs de simulador de voo IFR (AATD), 20hrs totais práticas;

- Obs:. Antes de iniciar o treinamento prático, o interessado deve necessariamente adquirir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 1 classe. Tal certificado é válido por 1 ano e pode ser obtido junto à aeronáutica ou em clínicas médicas credenciadas pela ANAC. ARZ (19-3236-6522/3251-6262), HASP (Hospital da Aeronáutica de São Paulo) 11-2224-7145, CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial, Rio de Janeiro, RJ) 21-2101-7112/2101-7116/2101-7118

Obs2:. Para a realização de quaisquer cursos práticos oferecidos pela ATP Flight School, Escola de Aviação Civil, o aluno deverá realizar a matrícula junto à secretaria; apresentando os seguintes documentos:

- RG (cópia autenticada)

- CPF (cópia autenticada)

- Título de Eleitor (cópia autenticada)

- Comprovante de escolaridade (cópia autenticada)

- Certificado de reservista (cópia autenticada)

- Extrato do CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos)

- Extrato do CMA (Certificado Médico Aeronáutico)

- Declaração de horas de voo (quando aplicável)

- Declaração de transferência (para alunos provenientes de outras escolas de aviação)