Piloto Comercial Avião (PCA)

Com a licença de PPA em mãos, o aviador pode prosseguir sua formação dando início ao curso de Piloto Comercial Avião. Esta é a etapa mais importante da formação de um aviador pois é através dela que o piloto ganhará experiência e ao final do curso estará apto para exercer carreira como profissional da aviação civil, na área executiva ou comercial. Os requisitos para a realização do curso de Piloto Comercial são:

-mínimo 18 anos de idade;

-segundo grau completo;

-CHT de Piloto Privado Avião;

-CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos) de Piloto Comercial Avião: Prova teórica, de 20 questões por matéria, aplicada pela ANAC que abrange as seguintes disciplinas:: Navegação via rádio, Meteorologia aplicada para aviação, Regulamentos de tráfego aéreo (IFR), Conhecimentos técnicos de motores à reação e teoria de voo de alta velocidade.  Para obtenção do CCT o aluno deverá obter aproveitamento mínimo de 70% em cada prova de cada matéria. Para mais informações sobre as provas teóricas aplicadas pela ANAC, acesse: (escolher link)

-150hrs totais

- Obs:. Antes de iniciar o treinamento prático, o interessado deve necessariamente adquirir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 1 classe. Tal certificado é válido por 1 ano e pode ser obtido junto à aeronáutica ou em clínicas médicas credenciadas pela ANAC. ARZ (19-3236-6522/3251-6262), HASP (Hospital da Aeronáutica de São Paulo) 11-2224-7145, CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial, Rio de Janeiro, RJ) 21-2101-7112/2101-7116/2101-7118

Obs 2:. Para a realização de quaisquer cursos práticos oferecidos pela ATP Flight School, Escola de Aviação Civil, o aluno deverá realizar a matrícula junto à secretaria; apresentando os seguintes documentos:

- RG (cópia autenticada)

- CPF (cópia autenticada)

- Título de Eleitor (cópia autenticada)

- Comprovante de escolaridade (cópia autenticada)

- Certificado de reservista (cópia autenticada)

- Extrato do CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos)

- Extrato do CMA (Certificado Médico Aeronáutico)

- Declaração de horas de voo (quando aplicável)